O Colégio

O Colégio Ana Tereza foi criado no dia 26 de março de 1978, com o nome de Escolinha Chapeuzinho Vermelho, para atender alunos da Educação Infantil, cujos pais se sentiam frustrados com o ensino oferecido pelas escolas das adjacências.

A necessidade de um ensino de qualidade, aliada ao sonho da Professora Ana Maria Santos Almeida, recém chegada da cidade de Gandu, interior da Bahia, em construir uma escola para crianças em fase de alfabetização, levou a educadora a aproveitar na vizinhança uma casa de grandes cômodos com uma bela amendoeira no quintal, e ali dar início a uma caminhada ao “elevado padrão de ensino” que é marca do atual Colégio Ana Tereza.

O sonho se concretizou. Os cômodos se transformaram em sala de aula, secretaria, diretoria e cantina. O quintal e a amendoeira viraram espaço de lazer e prazer.

O que nasceu pequeno crescia ano a ano. Em 1981, já com o nome de Escola Ana Tereza, uma junção do primeiro nome da Diretora Ana com o nome de sua genitora Tereza, oficializava a sua autorização para funcionamento de estabelecimento sob o Nº.7 827 publicado no Diário Oficial do Estadoda Bahia de 3 outubro de 1990.

A Escola, já apresentava uma estrutura física bem maior. Três pavimentos com três salas em cada um e no térreo a área administrativa, sala dos professores, biblioteca e coordenação pedagógica.

No ano 2000 por solicitação dos pais e alunos, a escola passou a atender o ensino médio. Nasceu assim a filial do colégio na Av. São Rafael. Essa unidade iniciou com uma estrutura de apenas quatro salas, mas hoje, conta com dois prédios e 17 salas de aula, atendendo do grupo 2 ao 3º ano do ensino médio.

São 38 anos educando, transformando e inovando. O sonho da professora Ana Maria se faz realizado e se renova a cada ano, a cada dia letivo, a cada momento de aprendizagem de nossas crianças e jovens.