O Colégio
O Colégio Ana Tereza foi criado no dia 26 de março de 1978, com o nome de Escolinha Chapeuzinho Vermelho, para atender alunos da Educação Infantil, cujos pais se sentiam frustrados com o ensino oferecido pelas escolas das adjacências.
A necessidade de um ensino de qualidade, aliada ao sonho da Professora Ana Maria Santos Almeida, recém chegada da cidade de Gandu, interior da Bahia, em construir uma escola para crianças em fase de alfabetização, levou a educadora a aproveitar na vizinhança uma casa de grandes cômodos com uma bela amendoeira no quintal, e ali dar início a uma caminhada ao “elevado padrão de ensino” que é marca do atual Colégio Ana Tereza.
O sonho se concretizou. Os cômodos se transformaram em sala de aula, secretaria, diretoria e cantina. O quintal e a amendoeira viraram espaço de lazer e prazer.
O que nasceu pequeno crescia ano a ano. Em 1981, já com o nome de Escola Ana Tereza, uma junção do primeiro nome da Diretora Ana com o nome de sua genitora Tereza, oficializava a sua autorização para funcionamento de estabelecimento sob o Nº.7 827 publicado no Diário Oficial do Estadoda Bahia de 3 outubro de 1990.
A Escola, já apresentava uma estrutura física bem maior. Três pavimentos com três salas em cada um e no térreo a área administrativa, sala dos professores, biblioteca e coordenação pedagógica.
No ano de 1999, o Colégio Ana Tereza se transforma na Empresa AMG Empreendimentos Escolares, e passa por transformações bastante significativas, apostando na sua capacidade de conquistar um espaço privilegiado não só dentro do bairro, mas também em toda região no seu entorno.
Devido a carência de escolas que ofertassem o Ensino Médio na região e a grande procura, no ano de 2000, foi solicitado ao Conselho Estaual de Educação autorização para funcionar com este nível de ensino, o que aconteceu por dois anos na unidade matriz da escola.