O Colégio Ana Tereza tem como proposta pedagógica à formação integral de seus alunos, com base no exercício dos valores humanos universais, no respeito à diversidade, na afetividade como meio pelo qual as relações encontram espaço de realização e na livre expressão dos sujeitos através das diferentes linguagens artísticas.
Alicerces Teóricos
O Colégio Ana Tereza constroi a sua proposta pedagógica a partir das concepções teóricas do sóciointeracionismo que se baseia no princípio de que todo conhecimento é construído a partir da interação entre os sujeitos e o meio sócio-cultural em que estão inseridos e é desta interação que se desenvolve uma atitude investigativa nos alunos.
Pedagogia de Projetos
Como estratégia pedagógica para construção do conhecimento que garante uma aproximação com as necessidades e a realidade dos Alunos, e para o desenvolvimento de uma atitude interdisciplinar mais coerente.
Proposta Pedagógica
Iniciação Científica
O Colégio Ana Tereza sempre teve como objetivo desenvolver as habilidades e competências dos seus alunos, contribuindo para a descoberta e desenvolvimento dos seus talentos, da sua autoestima, sociabilidade e da sua autonomia intelectual, mesmo antes desses aspectos virarem moda. Esse é um trabalho que fazemos com crianças e jovens de todos os ciclos e todas as idades. Está em nosso DNA, em nossa filosofia, constitui nossa identidade.
Ao longo dos nossos 37 anos vivemos muitos momentos emocionantes com o crescimento e desempenho de nossos alunos dentro e fora do colégio. No meio educacional somos reconhecidos por essas qualidades, o que muito nos orgulha. É a nossa identidade. Acreditamos no poder da educação para toda a comunidade e para isso não paramos de estudar e pesquisar com o objetivo de melhorar nosso processo. É isso que nos faz crescer, nos mantem atualizados, vivos, competentes e felizes com o que fazemos.
Nosso trabalho é sério, desafiador, estimulante e gratificante. Buscamos constantemente o nosso crescimento e atualização tanto pedagógica quanto física.
A iniciação científica é um projeto construído com os professores e especialista em educação da educação infantil ao ensino médio durante o 2º semestre de 2013 (a idealização, sistematização e fundamentação do projeto de iniciação científica durou exatos 6 meses e até hoje ele é avaliado, enriquecido e aperfeiçoado). Esse é um exemplo de um baita desafio!
O ano de 2014 foi de implantação em que a equipe chorou, perdeu o sono, alguns se demitiram e no final do ano nos arrepiamos de emoção e felicidade com os resultados e a certeza de estarmos no caminho certo. É um caminho que deve ser cuidado, pode tomar novas direções, pois os destinos se modificam ao longo do tempo.
Hoje é muito claro e palpável o sucesso e o resultado dos alunos. Os objetivos de autonomia intelectual, apropriação de técnicas e estratégias de pesquisa, desenvolvimento da capacidade autoral, construção e desenvolvimento da capacidade oral são construídos e estimulados nas três etapas anuais vivenciadas pelos alunos.
1ª etapa aprender a conhecer- Projeto de pesquisa;
2ª etapa aprender a fazer- Feira de Invenções,inovações e ideias;
3ª etapa aprender a conviver e a ser- Seminário de artigos/ Peça teatral.
Educação Infantil
De acordo com o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, autorizada pelo Conselho Municipal de Educação através do Parecer Nº. 018/2008 publicado no Diário Oficial do Município de 11. 02.09 tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.
Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental I do Colégio Ana Tereza, utiliza material concreto para possibilitar ao aluno desenvolver o pensamento. Este material está presente no dia a dia da sala de aula através das construções de maquetes, nas aulas de campo, no trabalho com sucatas, mapas, ábaco e outros.
Na disciplina de matemática, por exemplo, o ábaco possibilita o aluno a construir as operações, a desenvolver o raciocínio lógico e a organizar o cálculo mental. Os conteúdos de memorização como a tabuada, são trabalhados através de jogos de forma lúdica. Outras estratégias também são utilizadas para desenvolver o cálculo mental e ajudar na memorização.
O desenvolvimento da leitura e construção da escrita é a base do Fundamental I. Para se formar bons leitores as crianças precisam do contato íntimo com o texto. Assim encaminhamos os nossos alunos na iniciação da leitura, como principal meio de desenvolvimento destas habilidades. Ler e escrever são atividades que se complementam. Quanto mais variados, interessantes e diferentes forem os textos, maior será a chance dos alunos se tornarem leitores hábeis.
Ensino Fundamental II
Em conformidade com o Art. 32 da atual LDB, o Ensino Fundamental, com a duração minima de nove (09) anos, tem como objetivo a formação básica do cidadão. Para definirmos melhor a nossa prática, levamos em consideração o atual paradigma de competência que busca uma ação humana criativa, contextualizada, adequada à realidade, respaldada no conhecimento científico e realizada com muita maturidade emocional.
Aprender a lidar com a dificuldade, com o desconhecido, com o conflito, com o erro, com o inusitado, transformar informação em conhecimento, ser seletivo e buscar na pesquisa as alternativas para resolverem os problemas que surgem são tarefas que farão parte do cotidiano das pessoas.
O Colégio Ana Tereza, portanto, no cumprimento da sua função social, visa desenvolver nas crianças e jovens que nele confiam a sua formação, competências e habilidades para prepará-los para agir conforme as exigências da contemporaneidade. Nossos professores, então, cumprem com o papel de mediador na aquisição do conhecimento, apresentando o elenco de informações de forma adequada ao grau de compreensão que seu aluno é capaz, estruturalmente, de ter.
Observamos e educamos nosso olhar na perspectiva do outro, adotando sempre a escuta como meio de conhecer mais nossos alunos, refletindo sobre nossa “práxis”, buscando nas pesquisas e em outros profissionais as respostas para suas questões, resgatando nosso aluno, conduzindo-o ao prazer, conhecer e aprender.
Ensino Médio
O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica. Tem a duração mínima de três anos. Atualmente, a dinâmica das relações no mercado de trabalho tem se caracterizado por grandes transformações. A força do mercado, estimulada pela globalização da economia favorecendo a abertura de novos mercados que se autonomizam em relação às fronteiras nacionais, assim como as influências da tecnologia, exacerbar-se a competitividade e conferiram ao trabalhador dificuldades, como o alto índice de desemprego e a mobilidade forçada.
A Proposta Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Ana Tereza tem por objetivo a reconstrução, integração e expansão do sujeito na construção de sua autonomia e na tomada de decisões quanto a qual caminho seguir dentro da dinâmica da escolha profissional, dando ênfase também à preparação para o ingresso na universidade.
O momento da escolha profissional constitui um importante marco no estabelecimento de todo um projeto de vida e traz consigo uma gama de questionamentos relativos à formação da identidade. Muitas vezes, o adolescente traça seu projeto de vida considerando o que é desejo de terceiros. Dentro dessa perspectiva são construídas ao longo do tempo de permanência no Ensino Médio discussões e atividades como palestras, seminários, construção de projetos de vida, visitação a faculdades e/ou instituições de ensino superior voltada para uma escolha profissional consciente, considerando o mercado de trabalho, suas escolhas pessoais e as perspectivas de tal objetivo.
A outra vertente da aprendizagem tem como proposta a formação integral de seus alunos pautados nos valores humanos e baseada na filosofia sócio-interacionista que possibilita aos alunos construírem o conhecimento a partir do seu saber e da troca com o outro, buscando desenvolver espíritos investigativos para que a aprendizagem se torne mais significativa, garantindo, assim, as competências necessárias, tornando o aluno agente do seu processo de aprendizagem através das mais diversas atividades que perpassam os cunhos pedagógicos e culturais, como projetos, seminários, estudo do meio, aula de campo, avaliações escritas e discussões a cerca de temas da atualidade.
Tempo Integral
Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Além disso é um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos. Além da estrutura física, como quadra, piscina, aulas de música e capoeira, o trabalho em período integral oferece também orientação em tempo integral. E os resultados aparecem. Pais e filhos ganham muito em qualidade de vida ao optar pelo período integral. Veja o que estudar o dia todo pode trazer de bom para seu filho e sua família:
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Libera os pais para o trabalho;
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Supre a necessidade de praticar esportes;
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Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso;
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Afasta o risco social;
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Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas;
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Oferece orientação nutricional;
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Melhora a convivência em família;
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Supre carências de lazer e cultura;
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Desenvolve hábitos de higiene.
Sistema COC
O Colégio Ana Tereza preza pela excelência na educação, buscando utilizar o que há de melhor para obtenção de frequentes avanços educacionais. Portanto contamos com um dos melhores sistemas didáticos do mercado, o Sistema COC.
O Sistema COC de Ensino alia tradição, pioneirismo em tecnologia e qualidade de ensino, sendo sinônimo de sucesso e referência no setor educacional brasileiro. Fundado em 1963 em Ribeirão Preto (SP), o COC possui escolas parceiras em todo o Brasil. Além disso, estamos presentes na vida dos alunos durante todas as fases do ciclo educacional, da educação infantil ao pré-vestibular.